Skip links

MERIDIANOS E PONTOS DE ACUPUNTURA

Outros posts

Imagine que temos em nosso corpo uma grande malha ferroviária, com estações de carga e descarga dos trens

A malha ferroviária são os meridianos

As estações são os pontos de acupuntura

E o que os trens carregam é o QI (vitalidade ou energia vital)

 

O QI é uma substância que está presente no sangue, mas que está também em todos os órgãos e diferencia um organismo vivo de um morto.

Para que ele seja adequadamente distribuído para os órgão e células são necessários esses caminhos (meridianos).

Alguns artigos recentes têm conseguido visualizar através de novas tecnologias esses canais, até então desconhecidos pela ciência.

Os meridianos são divididos em grupos.

Existem os Meridianos Principais em número de 12.

Os Meridianos Maravilhosos em número de 8

E ainda os Meridianos Distintos e Tendíneo-Musculares

Os 12 meridianos principais levam o nome dos órgãos e vísceras aos quais estão relacionados conectando tanto a superfície como o interior do corpo.

Os meridianos conectam-se entre si. Mas não de maneira aleatória. Eles trabalham frequentemente em pares (unindo órgãos e vísceras ou unindo o alto e o baixo do corpo). Mas existem pontos de acupuntura que conectam vários meridianos simultaneamente.

 

 

O ponto de acupuntura é a unidade funcional por onde age a acupuntura. Nestes locais é onde são realizadas as técnicas, seja o agulhamento, acupressão, ventosoterapia ou moxaterapia.

Hoje sabemos pela ciência que se tratam de um locais na pele com maior quantidade de terminações nervosas livres, onde existe maior captação neurológica de estímulos. Visto que a acupuntura funciona devido a um desencadeamento de reações neuronais endógenas como resposta a um estímulo, essa descoberta passa a fazer muito sentido.

Cada ponto de acupuntura (hoje estimados em mais de 500) tem uma função específica. E boa parte deles acumulam mais de uma função. O segredo está não somente em conhecer a função de cada ponto. Mas saber como combiná-los e a melhora forma de ativá-los para cada caso.

REFERÊNCIAS:

DORSHER, Peter T.; DA SILVA, Marco Antonio Helio. Acupuncture’s neuroanatomic and neurophysiologic basis. Longhua Chinese Medicine, v. 5, 2022.

Outros posts

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência.