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ORIENTAÇÕES ALIMENTARES PELA MEDICINA CHINESA

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Falar em digestão na Medicina Chinesa é muito mais do que pensar simplesmente na recepção, degradação absorção dos nutrientes.

O meridiano de Baço-Pâncreas e seu acoplado Estômago, principais responsáveis pela digestão, tem também função relacionada à formação do sangue, destruição de células vermelhas, imunidade, formação de umidade no corpo, contenção do sangue nos vasos sanguíneos, manutenção da forma do corpo e da localização adequada dos órgãos, assim como a função do pensar (raciocínio, memória e habilidade cognitiva).

Portanto, alimentar-se bem vai muito além de absorver nutrientes dos alimentos. É quando extraímos o chamado Gu Qi (Qi Cereal). Uma das poucas formas de adquirirmos QI (vitalidade) do ambiente. Estar com bom regramento desses meridianos significa uma capacidade máxima de recebermos os nutrientes, metabolizarmos o Qi e também excretarmos os excedentes, o que não pode ser absorvido ou é tóxico ao corpo.

Se algum dos 3 processos não está bem, toda a cascata de funções derivada dos meridianos de baço-pâncreas e estômago será prejudicada.

Na digestão também participam outros meridianos como o de Vesícula Biliar (acoplado do meridiano de Fígado) que oferece os sais biliares indispensáveis para a digestão de gorduras. O de Intestino Delgado (acoplado do meridiano do Coração), que separa o puro do impuro. E o meridiano de Intestino Grosso (acoplado do meridiano de pulmão) que vai fazer uma seleção final, aproveitar ao máximo todo o necessário ao corpo, especialmente absorver água e compactar o bolo alimentar no bolo fecal, eliminando as toxinas do corpo e os produtos desnecessários.

A complexidade deste sistema se estende ainda para a psicossomática. Onde muitos sintomas sentidos pelo digestório podem nos dar chaves de interpretação para a vida. Como o “não consegui digerir aquilo”, “estou enfezado”, “não engoli o que ela disse”… essas expressões coloquiais podem ser relacionados com quadro psíquicos e físicos.

Muitas pessoas com epigastralgia (dor no estômago) referem estar passando por momentos de estresse, e relatam a melhora do sintoma quando resolvida a situação. Outras tantas com intestino irritável (hipersensibilidade intestinal com diarreia explosiva, urgência ou intercalando fezes normais com amolecidas/diarreicas) observam piora do quadro em situações em que querem estar “sob controle”.

Quando estamos tristes ou em um momento de forte impacto emocional geralmente temos a sensação de que a “comida não desce”. A ansiedade e carências afetivas se expressam por compulsão alimentar. E a constipação (intestino preso) muito vezes está relacionado a algo que não queremos soltar… uma raiva, uma mágoa, uma experiência vivida que não se apaga de nossa memória.

Alimentar-se portanto, é um ato de vida inquestionável que engloba em si fisiologia e emoção. Logo, deve ser realizado de forma ritual (Li) como dizia Confúcio.

Técnicas de mindfullness eating (atenção plena ao alimentar-se) e de escuta do corpo (antes, durante e após alimentação) são recomendadas para que a experiência seja plena e eficiente. Para que estejamos unificados com os alimentos, aproveitando tudo que a natureza se sacrificou para que a vida continuasse através de nós. Nos esforcemos então para que o QI não seja desperdiçado!

Para entender a Dietoterapia Chinesa esses pressupostos são essenciais.

Não são os macro e micronutrientes (protéinas, gorduras, carboidratos, vitaminas, sais minerais, etc.) que ela se baseia, mas sim o teor energético dos alimentos.

Precisamos conversar sobre os 5 elementos e os 5 sabores!

Os sabores de cada órgão devem ser equilibrados, pois seu excesso ou deficiência acarretam danos ao sistema envolvido. A qualidade do alimento que gera o sabor deve ser a mais pura possível.

SABOR SALGADO

(meridiano de rim)

Purifica , acalma, adstringe, purga
Ex.: Cevada, caranguejo, sardinha, alga marinha

SABOR AZEDO

(meridiano de fígado)

Adstringe
Ex.: tomate, tangerina, ameixa, limão, uva, vinagre

 

SABOR AMARGO

(meridiano de coração)

Seda, purga, seca umidade, laxante
Ex.: amêndoa, café, chicória, fígado

SABOR DOCE

(meridiano de baço-pâncreas)

Tonifica, harmoniza e alivia espasmos
Ex.: batata, trigo, ervilha, arroz, leite, carne de vaca, carne de porco, mel

SABOR PICANTE

(meridiano de pulmão)

Dispersa, ativa a circulação de QI e de sangue
Ex.: berinjela, gengibre, alho, cebola, coentro, pimenta, rabanete

Exemplo1: Estou com o meridiano de fígado afetado com dores musculares, dor de cabeça ou irritabilidade. Neste caso quando fora de crise deve-se usar com moderação o sabor ácido e os alimentos do meridiano, mas durante as crises não é aconselhável, ou o uso deve ser escasso.

Exemplo 2: Estou com o meridiano de baço-pâncreas afetado em caráter de DEFICIÊNCIA com prostração, diarreia, distensão abdominal e fadiga mental. Deve-se neste caso consumir o sabor, mas sem excessos. É necessário respeitar o horário e a qualidade do alimento. Alimentos doces considerados saudáveis: batata doce, mel, granola, frutas ou frutas secas no horário apropriado do meridiano (entre 7-11h).

Dito isso, temos uma nova informação!

Fazer uso dos sabores de cada meridiano conforme o Relógio Biológico da Medicina Chinesa favorecerá os órgãos e a circulação do QI. Os sabores que não seguirão a ordem cronológica do dia serão o picante (meridiano de pulmão) e o azedo (meridiano do fígado), pois encontram-se em horários onde não se recomenda ingestão alimentar. Nestes casos, sugere-se adicionar um pouco do sabor ao longo do dia.

Vamos então para passos que considero essencial sobre a boa alimentação segundo as tradições orientais:

⦁ Alimentar-se até 80% da satisfação (Hara Hachi Bu)

⦁ Observar os alimentos antes de ingerir e “perguntar” ao corpo se ele deseja aquele alimento. Atenção! Deve treinar-se para que seja ouvido o corpo e não a emoção.

⦁ Observar durante e após a alimentação se o alimento “caiu bem” ou se gerou algum efeito adverso no corpo. Isso pode ocorrer até 48h da ingestão.

⦁ Comer segundo a oferta de alimentos da natureza ao longo das estações. Desta forma garante-se o equilíbrio dos nutrientes

⦁ Comer com ritualística, presença e calma. Apreciando os sabores. Sem estresse, sem conversas desagradáveis, sem distrações como leituras, celular ou televisão

⦁ Comer até 2h antes de dormir (considerando-se que o horário ideal para dormir seja até às 23h)

⦁ “Tomar café da manhã como Rei, almoço como Príncipe e jantar como Mendigo” é uma realidade também praticada na Medicina Chinesa.

O café da manhã deve ser a refeição mais completa em multiplicidade e quantidade de alimentos. Preferencialmente entre 7-9h.

O almoço (13-15h) deve ser mais leve, também considerando a estação do ano e o clima da cidade. Ao meio dia ocorre o ápice de YANG, com o sol a pino. Evitar alimentos com excesso de YANG em climas quentes neste horário pode ser uma boa pedida.

A alimentação noturna (17h-19h) deve ser o mais leve possível e sem alimentos crus. O uso de sopas ou de carne branca com legumes cozidos ou assados são opções interessantes.

Os horários mais recomendados para lanche são os seguintes

Lanche da manhã (9-11h) – comer algo de natureza doce como frutas, cereais ou ovos.

Lanche da tarde (15-17h) – importante ingerir muita água neste horário. Bom horário para ingerir chás. Consumo de sementes e de alimentos com alto teor de água são indicados.

⦁ Não consumir laticínios e evitar alimentos crus de maneira geral se houver excesso de umidade no corpo (consultar seu médico acupunturista)


⦁ A Medicina Chinesa preconiza que todos os líquidos sejam consumidos quentes ou temperatura ambiente. E que se evite ingestão de grande quantidade de líquido durante a alimentação.

Independente do sabor, os alimentos têm um TROPISMO por cada meridiano.
Esses são os principais:

RIM

Aveia, broto de alfafa, gergelim branco, framboesa, feijão preto, ostras

FÍGADO

Tomate, mamão, frango, laranja, amora, alcachofra, chicória

CORAÇÃO

Trigo, maça, cereja, feijão azuki, café

BAÇO-PÂNCREAS

Trigo, cevada, arroz, batata, cenoura, figo, castanha, sardinha

PULMÃO

Nabo, rabanete, cebola, pera damasco, amêndoa, pato

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