Skip links

OS GRAUS DE ADOECIMENTO DO CORPO SEGUNDO A ACUPUNTURA

Outros posts

Na visão da medicina chinesa, assim como da medicina funcional e do estilo de vida não existe apenas o binômio SAÚDE-DOENÇA

O que se aplica com maior realidade e utilidade para nós é o chamado ESPECTRO SAÚDE-DOENÇA

Quando falamos do surgimento de doenças crônicas (infarto, diabetes, doenças da tireóide, doenças autoimunes, etc) não considera-se que seja algo “do dia para noite”. Estamos saudáveis e ao fazer exames descobrimos subitamente que estamos doentes.

Na Medicina Chinesa entendemos que existem os GRAUS DE ADOECIMENTO do corpo.

Atenção! Isso não vale para condições de saúde relacionadas com traumatismos ou infecções

As doenças teriam desta maneira sua origem primeira em distúrbios no NÍVEL MENTAL E EMOCIONAL

Situações de conflito emocionais não resolvidas externa ou internamente. Formas de pensar sobre a vida de forma limitada (crenças limitantes). Reprodução de comportamentos mentais e emocionais por repetição de padrões de forma inconsciente.

Já dizia o Imperador Amarelo, autor dos mais antigos livros de acupuntura: “A mente está para os homens, assim como o diamante está para as rochas”. Este é tamanho da importância dada pela Medicina Chinesa ao aspecto mental e psíquico.

Se as questões mentais e emocionais não são resolvidas, os conflitos progridem para o corpo.

Em um primeiro momento eles atingem o nível energético. O que é isso?

NÍVEL ENERGÉTICO

Está relacionado a circulação do QI no corpo (clique para saber mais). Neste momento ele passa a não circular bem nos meridianos já causando sintomas como cansaço, dores leves, alterações de sono e sensações inespecíficas. Nesta fase é possível o diagnóstico através de técnicas da medicina chinesa (anamese e avaliação do pulso e língua). No entanto, não existem até o momento exames de imagem ou laboratoriais que mostrem as alterações.

NÍVEL FUNCIONAL

Ocorre a densificação do dano ao corpo já afetando claramente a função dos órgãos. Os sintomas são os mais diversos. Podem ser dores, sintomas digestivos e nos mais diversos órgãos. Neste nível já podem existir alterações em exames de imagem e laboratório, mas geralmente são discretas e ainda reversíveis

NÍVEL ORGÂNICO

Neste momento a doença afetou além da fisiologia (funcionamento) a estrutura do órgão. E, apesar de mesmo nesses casos a Acupuntura poder auxiliar, minimizando sintomas e retardando a evolução da doença, não é mais possível a reversão completa do dano gerado.

Alguns exemplos de DOENÇAS A NÍVEL ORGÂNICO seriam:

⦁ Diabetes: perda irreversível do número e função das ilhotas de langerhans produtoras de insulina
⦁ Hérnia de Disco: a anatomia da coluna com o disco cartilaginoso intervertebral extruso para fora do eixo da coluna
⦁ Ruptura ligamentar de qualquer articulação. Quando já existe a ruptura, a mesma não poderá ser revertida através da acupuntura
⦁ Varizes: a tortuosidade e dilatação já presentes na veia ocasionando sua disfunção não podem mais ser revertidas por esses métodos

Geralmente é neste estágio de adoecimento em que são indicadas cirurgias corretivas ou uso contínuo de medicamentos. Porém, mesmo que o dano seja irreversível, os especialistas das mais diversas áreas nem sempre intervém em casos de doenças estruturais pois é necessário pesar o risco-benefício. E muitas medidas, incluindo a acupuntura, que amenizam os sintomas podem auxiliar a que se conviva satisfatoriamente com o problema de saúde.

Outros posts

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência.